FANDOM

Leo Valdez é um dos três protagonistas da série Heróis do Olimpo, de Rick Riordan. Ele aparece primeiramente em O Herói Perdido como um semideus de quinze anos de idade que estuda na Escola Wilderness, uma escola para adolescentes delinquentes. Depois de ser atacado por um grupo de espíritos da tempestade, Leo fica sabendo que é um semideus, assim como seus amigos, Jason Grace e Piper McLean. Eles são levados para o Acampamento Meio-Sangue, um santuário para semideuses gregos, onde ele é reclamado como um filho de Hefesto.

HistóriaEditar

Predefinição:Spoiler

Leo é um semideus filho de Hefesto, o deus grego dos ferreiros, e Esperanza Valdez, que trabalha em uma oficina mecânica. Ele cresceu em North Houston e tinha uma babá chamada Tia Callida, a qual ele descobre ser Hera em forma humana. De acordo com Leo, Tia Callida tentava o "matar" por muitas vezes. Quando Leo tinha apenas dois anos, ela o deixou tirar uma soneca dentro de um círculo de fogo ardente, o que remete ao mito de Deméter e Perséfone. Quando ele tinha três anos, ela deixou que ele brincasse com facas. Quando ele tinha quatro anos, ela deu a Leo um pau e o encorajou a matar uma cascavel, mas antes que Leo pudesse fazê-lo, a cobra deu uma olhada para Tia Callida e desapareceu. A última vez que Tia Callida foi sua babá, foi quando ele tinha cinco anos: ela deu a Leo um pedaço de papel e pediu para que ele desenhasse o que quisesse. Leo desenhou um esboço de um návio voador com pastéis, mais antes que ele pudesse terminar de desenhar, o papel foi assoprado pelo vento. Tia Callida disse para Leo fazer fogo para "aquecer seus velhos ossos", mas desapareceu rapidamente assim que a mãe de Leo o encontrou no meio de fumaça.

Quando Leo tinha oito anos, ele encontrou uma mulher adormecida que estava vestindo roupas feitas pela terra, que mais tarde ele descobre ser Gaia, a mãe terra. Ela trancou sua mãe dentro da oficina mecânica enquanto Leo estava fora. Seu encontro com Gaia o fez irromper em chamas devido ao medo, fato que matou sua mãe. Após a morte de sua mãe, os parentes de Leo não podiam cuidar dele e foi enviado para vários lares adotivos, dos quais ele fugiu.

Depois de Leo ser reclamado como filho de Hefesto no Acampamento Meio-Sangue, ele descobre que ele é um único filho vivente do deus que pode manipular o fogo, um poder reclamado por muitos semideuses como perigoso e catastrófico. O último filho de Hefesto que teve esse poder do fogo foi Thomas Fayner, que começou um grande incêndio em Londres em 1766.

Nos LivrosEditar

O Herói PerdidoEditar

Leo faz sua primeira aparição em O Herói Perdido como um estudante da Escola Wilderness, uma escola para adolescentes delinquentes. Ele e seus amigos, Jason Grace e Piper McLean, estão em um ônibus escolar para uma excursão para o Grand Canyon. Ele acredita que Jason é seu melhor amigo, mas descobre mais tarde que isso é uma falsa memória manipulada pela névoa. Depois de serem atacados por um grupo de espíritos da tempestade, Leo, Jason e Piper são levados para o Acampamento Meio-Sangue, onde Leo é reclamado como um filho do deus grego Hefesto. Ele embarca para uma missão, junto com Jason e Piper, a fim de salvar Hera depois de Rachel Elizabeth Dare, o novo Oráculo de Delfos, dar a Jason a profecia que o adverte a escolher Piper e Leo como seus companheiros.

CaracterizaçãoEditar

Aparência FísicaEditar

Leo é descrito como parecido como um "elfo latino", com cabelos pretos encaracolados, olhos castanhos escuros, orelhas pontudas, um rosto alegre e infantil e um sorriso travesso. Ele possui uma estatura normal.

PersonalidadeEditar

Ele é impaciente, e sempre é visto brincando com pedaços e peças mecânicas. Quando está nervoso ou chateado, ele rapidamente constroi vários objetos e desmonta-os rapidamente. Leo é normalmente visto com uma pessoa alegre, que gosta de pregar peças nos outros e proporcionar alívio cômico em momentos graves. Apesar de sua aparência normalmente feliz, Leo se sente emocionalmente abalado pela perda da mãe. Ele é um pensador extremamente rápido, e um dos mais inteligentes campistas do Acampamento Meio-Sangue. Também é dito que ele se apaixona por toda garota que conhece, desde que ela seja totalmente diferente de sua liga. Isso inclui Thalia Grace, a irmã mais velha de Jason, a qual ele encessantemente tenta impressionar, não recebendo atenção.

Poderes e HabilidadesEditar

Como todos os semideuses, Leo é diagnostido com transtorno do défict de atenção, mas não com dislexia. Como um filho de Hefesto, o deus dos ferreiros e do artesanato, Leo pode reparar qualquer e construir quase tudo. Além de Charles Beckendorf, ele é um único campista do Acampamento Meio-Sangue capaz de controlar Festus, um dragão autômato de bronze de tamanho real. Ele é capaz de controlar magicamente qualquer tipo de coisa mecânica sem um conhecimento prévio, como pilotar um avião. Leo é também o único filho de Hefesto vivo capaz de controlar e manipular o fogo sem uma fonte. Quando Leo exibe sentimentos extremos, como raiva ou medo, a temperatura do seu corpo aumenta o que pode levá-lo a se transformar em uma bola de fogo.

Cinto de FerramentasEditar

Na superfície, ele parece um cinto de ferramentas comum. Quando se está em batalha ou em outra situação perigosa, Leo tem o poder de puxar qualquer utensílio que ele desejar para fora. Tudo que ele tem que fazer é pedir. Os pedidos de Leo devem ser limitados a pequenos objetos do cotidiano, assim como o cinto é incapaz de produzir objetos mágicos. A falta de concentração pode fazer com que o cinto não produza os objetos necessários. Uma vez que ele pede coisas maiores, a correia precisa de algum tempo de arrefecimento. Durante esse período, o cinto é incapaz de produzir qualquer coisa. Leo descobriu a correia da ferramenta quando encontrou a Carvoaria 9, uma carvoaria escondida na floresta que só pode ser aberta acidentalmente pelo fogo.